terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Settran começa a multar motos na avenida


A partir desta semana, o motociclista que estacionar na Avenida do Cinquentenário, no centro de Itabuna, pode ter o veículo guinchado e ser multado em R$ 53.

A orientação é estacionar motos na Alameda da Juventude, onde há 300 vagas, e na Praça Camacã, 400 vagas. Segundo o secretário de Trânsito, Clodovil Soares, as vagas continuarão gratuitas mesmo com Zona Azul.

Ao longo da Cinquentenário também foram determinados pontos estratégicos para estacionamento de mototáxis, uma reivindicação da categoria. O secretário diz que os motociclistas podem se tranqüilizar quanto à segurança.

"Já está em andamento a retomada do videomonitoramento em parceria com a Polícia Militar, bem como o reforço do policiamento nos locais".

Os condutores devem se adaptar as novas regras, visto que no próximo mês o estacionamento em uma das laterais da Avenida Inácio Tosta Filho também será proibido.
As medidas visam melhorar a circulação no centro. A área abriga o comércio, os serviços e o sistema bancário de Itabuna, que é pólo da região Sul da Bahia.


Após ação pedagógica, Prefeitura fecha o cerco contra poluição sonora

Apreensão de veículos e equipamentos sonoros estão entre as medidas previstas para coibir a prática excessiva de som automotivo em Ilhéus.
equipedaguardamunicipaliossNa primeira fase, o trabalho teve finalidade pedagógica, restringindo-se a notificações e informações com base na Lei Municipal nº 3.510, art. 140 e 141, de 13 de dezembro de 2010, que garante o sossego e o bem-estar da população. Desde o sábado (23), medidas como apreensão dos equipamentos sonoros e veículos passaram a ser tomadas no caso de comprovação das irregularidades.
O trabalho de combate à poluição sonora realizado pela Prefeitura de Ilhéus desde janeiro ganhou reforço da Guarda Municipal, Companhia de Policiamento Ambiental (Cipa), 68ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Cipe-Cacaueira (antiga Caerc) e Delegacia de Proteção Ambiental no último final de semana, quando as operações tornaram-se mais ostensivas. A fiscalização é uma ação conjunta das Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo e Desenvolvimento Urbano e da Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran).

Durante as blitze, que acontecem no decorrer da semana, já foram notificados vários motoristas que circulam com volume de som excessivo, nos bairros e praias da cidade. O chefe de fiscalização ambiental do município, Paulo Fonseca, mostra os resultados da operação até o momento: dois motoristas advertidos e multados na Praia do Cristo, dois motoristas multados e advertidos em Olivença, um motorista advertido na avenida Princesa Isabel e outro no bairro Nossa Senhora da Vitória.

Caminhoneiro é morto na BR-116 Sul após assalto


Evanildo Borges dos Santos, de 19 anos, roubou a carteira do motorista e afirma que o disparo foi acidental.



Um caminhoneiro foi morto após ser assaltado no km 426 da BR-116 no fim da tarde deste sábado (23). De acordo com a delegada plantonista da Delegacia de Furtos e Roubos de Feira de Santana, Ana Paula Ribeiro, ele estava preso em um congestionamento em companhia da mãe e da irmã, que é uma criança, quando foi abordado pelo bandido.


"O assaltante se aproveitou do engarrafamento e do vidro aberto do caminhão para agir", explicou a delegada. Evanildo Borges dos Santos, de 19 anos, roubou a carteira e deu um tiro no tórax de Severino da Paz Almeida, 22 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Segundo a delegada Ana Paula Ribeiro, durante o interrogatório, Evanildo declarou que o disparo foi acidental e aconteceu quando ele estava descendo do veículo, após o assalto. A mãe e a irmã não foram ouvidas pela polícia civil.
Ele já tinha passagem pela polícia, quando cometeu uma infração aos 16 anos, por porte ilegal de arma. Evanildo ainda está detido na delegacia de furtos e roubos do município, mas será encaminhado para o Presídio de Feira de Santana.

Acidente entre moto e carreta deixa dois mortos em Capim Grosso


Dois homens morreram na noite de sábado (23) em um acidente na BR 324, estrada que liga a cidade de Capim Grosso ao distrito de Itatiaia, a cerca de 139 km de Serrinha.


Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as duas pessoas não resistiram aos ferimentos e morreram no local do acidente. Os dois jovens, identificados como Sidnei Souza e Josiete Oliveira Mendes, estavam em uma moto Honda modelo CG 150, quando bateram em uma carreta bi trem, placa JLL 1447, de Joinvile (SC).

O acidente aconteceu por volta das 20h30m. As vítimas moravam no município de São José do Jacuípe e retornavam pra casa no momento do acidente. Ainda de acordo com informações, o corpo de uma das vítimas ficou totalmente dilacerado.

Os corpos foram removidos para o DPT de Jacobina e liberados para o sepultamento. 

O motorista da carreta não foi identificado. A polícia vai investigar as causas do acidente. 

Veículo roubado em São Paulo estava a serviço de município baiano

O caminhão roubado estava sendo usado como carro-pipa (foto:Divulgação/PRF)
Uma operação conjunta entre as Polícias Rodoviária Federal e Civil (19ª Coorpin) realizada no último sábado (23) resultou na apreensão de um caminhão VW/14.170, com placas KMA-7320. O flagrante aconteceu no KM 117 da BR-407, na cidade de Senhor do Bonfim, na Bahia.

O veículo, que estava sendo utilizado como carro-pipa e prestava serviço no abastecimento de água para o município de Jaguarari, na Bahia, apresentava adulteração de sinais identificadores, que conduziram ao veículo original – um VW/ 15.180, de placa DJE-3621, com ocorrência de roubo/furto em São Paulo.
O motorista do caminhão tem 38 anos, mas o nome dele não foi revelado pela PRF. Ele foi preso em flagrante e levado, juntamente com o veículo, para a delegacia daquela cidade.

A informalidade do mototáxi e motofrete


Surgido na Alemanha na década de 1990, o serviço de mototáxi apareceu e ganhou força no Brasil na região nordeste. Isso devido ao baixo preço das motocicletas, migração do homem do campo para as cidades e taxa altíssima de desempregados no serviço formal, de carteira assinada e a ineficiência dos serviços de transportes públicos oferecidos a sociedade.

Com o advento da Lei 12.009 de 29 de julho de 2009, os serviços de mototáxi e motofretista foram condicionados a regra de concessão pública de exploração de transporte de passageiros e no segundo plano da entrega de mercadorias. A lei inovou e estabeleceu critérios para os condutores que atuam como prestadores desses tipos de serviços nas cidades brasileiras tendo como objetivo a legalização da profissão.

Em Itabuna esse tipo de transporte ainda não foi regulamentado, já que a lei deixou a cargo dos municípios a sua autonomia, o profissional que sobrevive desse trabalho necessita do apoio do poder público local no sentido de protegê-lo da discriminação social e estatal, pois, são alvos de desconfiança constante e violência por parte de motoristas no trânsito.

Beneficiários não precisam fazer recadastramento no Bolsa Família

cartaobolsafamilia
As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que fizeram o cadastramento no ano de 2012 não precisarão fazer novamente este ano. A determinação é do Ministério de Desenvolvimento e Combate a Fome, que exige o recadastramento somente a cada dois anos.

O diretor do Departamento de Combate à Pobreza da Secretaria de Assistência Social, Evandro Pereira dos Santos Filho, informa, entretanto, que as famílias que tiveram o beneficio suspenso devem comparecer à sede da Divisão, na Avenida Inácio Tosta, na antiga Central de Regulação, no centro da cidade, para atualização do cadastro. Ele explicou que a suspensão parcial do benefício pode ocorrer quando há mudança de endereço ou transferência de filhos de uma escola para outra.
A Secretaria de Assistência Social (SAS) recebeu determinação expressa do prefeito Claudevane Leite para que agilize os procedimentos para que sejam dirimidas todas as dúvidas sobre o Bolsa Família e outros programas sociais realizados em parceria com o Governo Federal. Vane tranquiliza as famílias beneficiadas, garantindo que ninguém ficará de fora dos benefícios, se a situação estiver regular.
O Bolsa Família é um programa do Governo Federal e assegura às famílias em situação de vulnerabilidade e pobreza uma renda mensal que pode chegar até R$ 240 mensais. Em Itabuna, o programa atende mais de 23 mil famílias, muitas das quais sobrevivem apenas com esse valor.

Raio-X mostra faca cravada no rosto de mulher agredida por ex-marido em BH

Marido esfaqueia ex mulher - Bairro Santa Cruz FOTO: OSWALDO RAMOS / DIVULGACAOUma mulher esfaqueada pelo ex-marido na noite de domingo (24) no bairro Santa Cruz, região nordeste de Belo Horizonte, segue internada no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Por pouco, a vítima não ficou cega devido à agressão. Ela foi socorrida por uma de suas irmãs.

A faca usada por Hugo Gabriel Lourenço de Oliveira, de 25 anos, ficou cravada no rosto de Rafaela Cristina Miranda Moura, de 27 anos. Ele disse à polícia que não se conforma com o fim do relacionamento entre os dois e atacou a mulher após uma discussão.

Um raio-X feito por médicos revelou exatamente qual era a posição do objeto no rosto da vítima. A faca foi retirada e Rafaela não corre risco de morte. Os irmãos dela relataram à polícia que existem registros de ocorrências de agressões entre o casal. Hugo foi detido e levado para a Delegacia de Mulheres de Belo Horizonte.

Dois supermercados são assaltados em Salvador nas últimas 24 horas


O supermercado Tododia, localizado no bairro de Águas Claras, em Salvador, foi assaltado por volta das 14h desta segunda-feira (25). De acordo com a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), três homens invadiram a loja, roubaram dinheiro e fugiram em um veículo de modelo Siena.
Por meio da assessoria de imprensa, a empresa informou que foi roubado dinheiro de um dos caixas do estabelecimento. A Polícia Militar não soube informar o valor da quantia levada pelo grupo. Ninguém ficou ferido.

Segundo informações do supermercado, toda a ação foi filmada pelo circuito interno da loja e “o material já está sendo colocado à disposição das autoridades policiais que investigam o caso”. Ainda de acordo com a empresa, a Delegacia de Furtos e Roubos está responsável pela investigação. A PM informou que iniciou buscas pelos assaltantes logo após o crime.

Gugu abandona paletó, anuncia gincana, mas não sai do 3º lugar no Ibope


Para combater a queda na audiência, o “Programa do Gugu”, na Record, passou por uma curiosa “renovação” neste domingo. O apresentador surgiu em cena com uma camisa polo vermelha, em vez do tradicional paletó, e estreou um novo quadro, “Desafio Musical”, versão do “Qual é a Música”, nascido na televisão americana em 1952 e exibido por muitos anos no SBT.
Ficando seguidamente em terceiro lugar no Ibope, atrás da programação da Globo (futebol e Faustão) e do SBT (Eliana), Gugu Liberato e equipe se viram obrigados a fazer algo. O resultado mostra que faltou imaginação. Nada contra o “Desafio Musical”. Gincanas deste tipo são sempre divertidas, mas a Record podia ter investido num elenco melhor para a estreia. A disputa entre mulheres e homens levou ao palco do programa Simony, Babalu (o humorista Amadeu Maya) e Geisy Arruda, de um lado, e Theo Becker, Agnaldo Timoteo e Marcelo Augusto, do outro.
Há uma semana, depois de mais uma derrota no termômetro da audiência, Homero Salles, diretor do programa, escreveu no Twitter: “Como sempre disse … audiência não é o mais importante…temos de pensar primeiro em fazer um bom programa.” Estou com ele. Mas não basta trocar a camisa do Gugu e refazer o “Qual É a Música” para conseguir isso. Números preliminares indicam que, apesar das “novidades”, Gugu perdeu para Eliana por 6,8 a 5,9 pontos. A Globo marcou 12,9.

Homem morto a golpe de facão; Polícia suspeita de crime passional

O assassinato do pedreiro José Ricardo de Jesus Pereira, em Eunápolis, pode ter sido motivado por paixão. O homem de 32 anos foi encontrado morto, por volta das 05h30 da manhã desta segunda-feira (25), no bairro Nacional, zona norte da cidade.


Segundo a Polícia Militar, ele apresentava um corte profundo no rosto, provocado, possivelmente, por um facão. O crime, de acordo com moradores, pode ter acontecido por volta de 1h da madrugada, já que foram ouvidos pedidos de socorro neste horário.
O pedreiro morava sozinho em uma casa que fica nas imediações da estação de energia da Chesf. Um conhecido afirmou que José Ricardo consumiu bebida alcoólica durante toda a noite em um bar.
Ainda de acordo com a informação, logo depois ele saiu com uma mulher da comunidade, que seria casada. A suspeita é que o autor do homicídio tenha sido o marido dela. Os supostos pivôs do assassinato ainda não foram localizados pelos investigadores.
O homem era solteiro, não tinha filhos e nem parentes na cidade. Ele era natural de Feira de Santana e corpo foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Após 4 anos ‘Didiu’ é preso novamente com preventiva


Edson Januário dos Santos, o “Didiu”, foi preso por força de um mandado de Prisão Preventiva sob acusação de tentativa de homicídio. O investigado por tráfico de drogas, prestava depoimento quando recebeu a voz de prisão nesta segunda-feira (25).

Apontado como um dos “comandos” do tráfico de drogas em Itabuna, cidades vizinhas e extremo sul da Bahia, o preso da justiça, foi encaminhado para o Conjunto Penal de Itabuna.

Segundo o Correio da Bahia, em 24 de abril de 2009,  uma operação denominada “Canecos” realizada pela coordenadoria da Polícia Civil de Itabuna, que contou com o apoio dos agentes de Ilhéus e Itapetinga, apreendeu onze acusados de tráfico de drogas no município, que estavam em investigação desde dezembro de 2007.

Entre os presos, o traficante  ‘Didiu’,  além de cinco mulheres e um adolescente, envolvidos no comércio de drogas.

Conforme o delegado Marlos Macedo, da Delegacia de Homicídios, “Didiu” é apontado como autor de uma tentativa de homicídio. Além disso, existem outros crimes atribuídos ao preso da justiça. Edson Januário nega todas as acusações.

Prefeitura garante apoio ao Campeonato de Futebol Amador de Itabuna

2545-3

O Campeonato de Futebol Amador, que vai acontecer em Itabuna de março a junho de 2013, teráapoio da Prefeitura. Durante audiência na  manhã de hoje, o prefeito Claudevane Leite recebeu adiretoria da Liga Itabunensede Desportos Atléticos - LIDA, o secretário de Esportes Evans Maxwel Silva e o diretor de Turismo, Eric Ettinger, e aprovou a proposta de orçamento que lhe foi apresentada parao certame que integra o calendário anual da LIDA.
A disputa das partidas vai acontecer no Estádio Luís Viana Filho que passa por vistoria de órgãostécnicos e obras de reforma do gramado e demais dependências visando a segunda divisão doCampeonato Baiano. O certame amador terá a participação de 13 equipes formadas por atletas dosbairros da cidade.
O presidente da LIDA, Ubaldino Eduardo Souza, Zu, levou a Vane o projeto do Campeonato 2013contendo um orçamento que tem como destaque a despesa com arbitragem, mas que com base noano passado teve uma redução de custos.  O prefeito aprovou os valores e garantiu a assinatura doconvênio para suporte financeiro total na realização do evento esportivo da cidade. 
Vane lembrou que esse é um campeonato tradicional e que Itabuna tem como característica revelaratletas amadores por isso é preciso incentivar o esporte. “Mesmo com todas as dificuldades financeirasque a Prefeitura enfrenta, vamos apoiar o Campeonato Amador. A comunidade itabunense gosta eprecisa do esporte para melhor qualidade de vida. Faremos um campeonato em grande forma” afirmouo prefeito.
O secretário de Esportes, Evans Maxwel Silva, contou que a tentativa é organizar o evento de formaque todos saiam ganhando, em especial o esporte itabunense. Ele afirma que “o Campeonato Amadorabre uma porta para os jovens, tanto de incentivo para a prática esportiva quanto para a criação de novas competições na cidade”.
O secretário informou que amanhã acontecerá uma reunião arbitral na qual serão decididos os últimosdetalhes sobre a divisão de equipes, formação de grupos para a disputa e primeiras ações para iníciodo evento. Também participaram da reunião com o prefeito Vane, o diretor de Praças Esportivas daSecretaria de Esportes Álvaro Castro, Zenildo Santos, vice-presidente, o 2º vice Eduardo de Santana, e o secretário Adonias Bonfim, todos dirigentes da LIDA.

SHOPPING JEQUITIBÁ PRETENDE COBRAR POR ESTACIONAMENTO

Foto: Radar Notícias

Em Itabuna a direção do Shopping Jequitibá está planejando nos próximos meses cobrar pelo uso das l vagas de estacionamento disponíveis. Segundo informações, os processos na justiça em função de carros furtados estão levando a tomar essa medida.

Recentemente os shoppings de Salvador conseguiram na justiça a autorização para cobrar pelo estacionamento. Desde 2004, que uma lei municipal que assegura a gratuidade nos estacionamentos dos shoppings da capital baiana.

Mas os advogados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), declararam que lei é inconstitucional, pois o município não tem competência para legislar em propriedade privada.

Resta saber que em Itabuna existe alguma lei municipal que impeça sobre a cobrança no estacionamento do shopping.

Resta saber quando a direção do shopping pretende começar a cobrar.

Homem mata o próprio irmão por causa de uma feira


Deu entrada no Departamento de Polícia Técnica de Itabuna o corpo de José Raimundo Silva Lima, assassinado a facadas pelo próprio irmão identificado como Ednaldo Silva Lima.
O crime aconteceu na cidade de Almadina e de acordo com informações policiais, a vítima foi assassinada durante uma briga com o irmão por causa de uma feira.
Apesar da motivação para o crime ter sido uma feira, informações dão conta de que os irmãos José Raimundo e Ednaldo eram usuários de drogas, bebiam muito e também brigavam muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário